Remake de Battlefield 3 ou 4 faria sucesso?

battlefield remake

Desde que começou o período de crise de Battlefield no BFV - e que depois se agravou de maneira preocupante no 2042 - muitos fãs pela internet afirmam com convicção que um remake de Battlefield 3 ou 4 seria o suficiente para a franquia voltar aos seus tempos de glória.

Será que esse realmente é o caminho certo? Será que isso é não só uma opinião onde a nostalgia está falando mais alto? É justamente sobre isso que debatemos no vídeo a seguir (caso prefira ler ao invés de assistir o vídeo, o texto está logo abaixo).


A dura verdade sobre Battlefield é que desde o BF4, que foi lançado em 2013, não temos tem um novo BF que seja realmente um sucesso: Hardline não deu certo; BF1 vendeu bastante mas perdeu público muito rápido porque a gameplay de Primeira Guerra não agradou muita gente; BFV foi polêmico desde o anuncio por ser mais um jogo de guerra antiga e por não abordar a Segunda Guerra do jeito que o público esperava; e o 2042 dispensa apresentações, é o jogo menos Battlefield de toda a franquia e teve aquele lançamento inesquecível de tão ruim.

Sendo assim, há mais de 10 anos Battlefield não emplaca um novo sucesso, e obviamente muito se discute na comunidade sobre o que a franquia pode fazer pra voltar aos seus tempos de ouro. Dentre essas discussões, vemos uma opinião bem difundida pela internet que um remake de Battlefield 3 ou Battlefield 4 - refazendo esses jogos com gráficos e engine da nova geração - seria o caminho certo pro retorno do sucesso.

A opinião deve ser respeitada, afinal o fã de Battlefield só quer de novo um jogo bom da franquia depois de tantos fracassos ultimamente... mas estamos aqui para explicar porque esse não é o caminho, as coisas não tão simples assim, Battlefield precisa de muito mais que isso pra voltar a fazer sucesso.

O principal ponto que abordaremos aqui é o fator nostalgia - e é importante deixar claro que obviamente a opinião a seguir não se aplica a todas as pessoas. Estamos falando do fã de Battlefield no geral, mas se não for o seu caso tudo bem, cada um enxerga as coisas de uma forma.

A nostalgia é um sentimento muito "perigoso" porque acaba distorcendo muito nossas lembranças - e isso vai muito além Battlefield, de videogames, é algo que impacta nossa vida no geral. A nostalgia nos induz a querermos de volta coisas do passado que foram boas, mas muitas vezes, quando podemos ter essas coisas de novo, vemos que não tem mais como ser como era no passado. A época era outra, sua cabeça era outra, suas preocupações eram outras, você estava vivendo aquela sensação boa de descobrir coisas novas, enfim. Trazendo isso para os videogames, e para o Battlefield mais especificamente, essa nostalgia é muito forte justamente por esses motivos.

Quando levamos em consideração que Battlefield 3 e 4 já têm mais de 10 anos de idade, você lembra como era sua vida nessa época? Você muito provavelmente era um adolescente ou um jovem adulto, provavelmente não tinha tanta preocupação com trabalho, com contas pra pagar, com família, você provavelmente tinha mais tempo livre para jogar videogame, para virar madrugadas com seus amigos jogando... E não só isso, a época de Battlefield 3 principalmente foi totalmente revolucionária para a franquia, porque esse jogo trouxe BF e a indústria dos FPS pra outro patamar.

Com exceção de Crysis, que também tinha gráficos bem a frente do seu tempo, BF3 foi marcante porque nunca tínhamos visto tanta qualidade técnica e destruição massiva de cenários em um multiplayer online de um jogo de tiro. É nesse ponto justamente onde entra a questão da nostalgia das nossas lembranças pelo descobrimento de coisas novas, que marcaram nossa vida - e vamos ser sinceros, quem ama videogame sabe que não existe sensação melhor do que você experimentar um jogo novo que realmente traga aquela sensação de novidade, de algo que você nunca viu antes, que você quer passar seu dia inteiro explorando cada detalhe. Quando juntamos esse sentimento bom de descobrir um game novo com aquela época da vida de adolescente que você não tem tanta preocupação, é a fórmula perfeita pra criar esse sentimento fortíssimo de nostalgia.

Dito tudo isso, temos que lembrar que não estamos mais em 2011, estamos em 2024. Você muito provavelmente passa mais tempo trabalhando do que jogando, tem que se preocupar com contas, seu horário não encaixa mais pra ter aquela gameplay de todo dia com seus amigos... e indo além disso, você já experimentou tantos jogos nesses mais de 10 anos, que é muito difícil algum game te trazer de novo aquela sensação boa de novidade. E aí o que que acontece? Bate a nostalgia de que antigamente era melhor - e pra muita realmente era melhor, só que trazer esse passado de volta não vai resolver nada. Muito pelo contrário, provavelmente vai manchar as lembranças boas que você tem, justamente por ser um momento totalmente diferente da sua vida.

Trazer um remake de Battlefield 3 ou Battlefield 4 nos dias de hoje obviamente ia gerar um hype inicial, afinal são dois grandes clássicos, mas esse hype não ia durar muito tempo. Você ia ficar feliz de experimentar esses jogos do seu passado com gráficos da nova geração, mas passada essa sensação inicial da nostalgia, rapidamente ia cansar de jogar, sabe por que? Porque todo mundo já jogou esses jogos por anos, exaustivamente, já conhece tudo, não tem nenhuma novidade ali que vai te prender por muito tempo.

O Fortnite foi um grande exemplo disso recentemente já que lançaram uma season nova com todo o conteúdo da primeira temporada do jogo - teve um hype de alguns dias, a galera entrou pra matar a saudade do mapa original , mas rapidinho passou porque não tem nenhuma novidade, se torna repetitivo, todo mundo já jogou aquilo por tempo suficiente. O Warzone em breve também vai fazer isso trazendo Verdansk de volta, e é quase certo que esse mesmo fenômeno vai se repetir. Quem tem esse sentimento de nostalgia vai perceber que não era só o mapa: era o sentimento de descobrir um jogo novo, de que foi uma distração na época da pandemia, que os amigos estavam em casa e tinham muito tempo pra jogar… vai ter esse hype inicial, mas não vai demorar muito tempo até se tornar repetitivo.

Levando tudo isso para o Battlefield, é muito fácil de perceber o quanto essa nostalgia impacta na opinião dos fãs e que trazer só um remake não é o suficiente. Um grande exemplo disso é que o BF3 e o BF4 estão disponíveis até hoje. Tem servidores, são jogos que envelheceram bem em termos técnicos, os gráficos ainda são bem atuais, você pode entrar lá e jogar quando quiser. Mas quando paramos para olhar o número de jogadores ativos, são muito baixos. O BF4 até tem uma comunidade um pouco maior ativa, mas ainda assim é um número baixo porque o público no geral não quer mais jogar só isso, quer algo novo, diferente, não quer mais os mesmos mapas que já estão aí por 10 anos. Os únicos jogos que conseguem se manter praticamente iguais por tanto tempo são títulos como CS, Dota, LoL, mas o motivo está conectado ao cenário competitivo ser muito forte, então são exceções dentro da indústria.

Isso não quer dizer que não podemos ter de volta mapas clássicos do BF3, BF4 e até outros BF mais antigos como o Bad Company por exemplo. Call of Duty todo ano traz mapas antigas antigos paro jogo atual e consegue fazer da maneira certa, porque são opções que você tem além dos mapas novos, é uma mescla legal de novidade com nostalgia que funciona bem. O Battlefield, inclusive, abriu um precedente muito bom pra isso que foi o Portal do 2042. Infelizmente o modo flopou porque veio todo bugado igual todo o resto do jogo, mas a ideia é muito boa.

O Portal não só trouxe essa possibilidade de revisitarmos mapas clássicos ao mesmo tempo que temos mapas e modos novos, como também trouxe uma possibilidade de personalização que tem potencial e poderia ser melhor explorada no próximo Battlefield. Se o BF Portal fosse bem feito, se essa questão de personalização dentro do modo fosse bem feita, abriria as portas para podermos jogar mapas clássicos dos BF anteriores refeitos pra nova geração com esse toque de novidade, com a comunidade podendo inventar diferentes jeitos de jogar. Seria um ótimo jeito de aliar nostalgia com novidade e tirar proveito disso, ao mesmo tempo em que traz os novos mapas e novos modos do novo BF. Infelizmente não sabemos se teremos o Portal de volta no novo Battlefield, mas torcemos para que sim.

Lembrando que o novo Battlefield já está em desenvolvimento e não vai ser um remake, mas já foi confirmado que terá fortes inspirações em BF3 e BF4, então esperamos que a EA consiga trazer de volta essa sensação de novidade, de um jogo realmente inédito e bem feito, ao mesmo tempo em que mantem as raízes que fizeram Battlefield ser tão bom no passado. Mais uma vez ressaltando, é claro que essa questão da nostalgia varia de pessoa para pessoa, é claro que tem gente que gostaria e jogaria um Battlefield remake se fosse lançado, mas o intuito aqui foi trazer um panorama geral da situação. E você, é do time que gostaria de um remake ou prefere coisas novas?

Fonte: Portal FPS

Notícia Anterior Próxima Notícia