Em uma entrevista, o produtor sênior da DICE, Ryan McArthur, falou sobre os especialistas substituindo as classes, um dos principais pontos fracos que os jogadores tiveram com o Battlefield 2042.
McArthur fala sobre a grande revisão que a DICE fez na 3ª temporada para fazer com que os Especialistas se sentissem mais como sua classe tradicional do Battlefield, e como muitos dos problemas que os jogadores tiveram com os Especialistas surgiram do fato de que eles não entendiam como isso deveria funcionar.
Quando olhamos para os dados, e quando realmente começamos a avançar com a introdução dos sistemas de classes, uma das grandes coisas que realmente começamos a entender foi que muitos de nossos problemas vinham do fato de que os jogadores não entendiam como os Especialistas deveriam trabalhar. E se você não entende como algo deve funcionar, é claro que você acredita que o jeito antigo era melhor. O feedback dos jogadores foi muito bom sobre isso. Então, tivemos que encontrar uma maneira de dar a eles o que eles queriam, mas ainda nos permitir a liberdade e a flexibilidade que originalmente queríamos também.
McArthur não colocou toda a culpa nos jogadores, ele falou sobre como a DICE fracassou na parte da comunicação sobre como os Especialistas deveriam funcionar e como deveriam se encaixar em cada estrutura de classe.
Cada um desses Especialistas foi originalmente projetado para se encaixar na estrutura de classes que tínhamos nos jogos anteriores. Nós simplesmente não conseguimos essa comunicação, ou a executamos de uma forma que os jogadores entendessem o papel que cada Especialista deveria desempenhar… Subestimamos a necessidade de garantir que constantemente vinculamos essas coisas aos pilares originais do Battlefield – jogabilidade de classe , esquadrão e trabalho em equipe. Este é um dos grandes lugares onde caímos.
Você concorda com as declarações de McArthur? A base de fãs teria reagido de maneira diferente aos Especialistas se eles fossem melhor comunicados?
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