Um dos eventos esportivos mais aguardados da Ásia para o ano que vem, a 19ª edição dos Jogos Olímpicos Asiáticos de 2022 terá sede em Hangzhou, na China. E uma das principais novidades para os Jogos Asiáticos do próximo ano é a introdução do segmento de eSports (esportes eletrônicos) como modalidade de medalha, pela primeira vez na história — um grande passo em direção ao mainstream para um esporte que tem ambições olímpicas há alguns anos.
Embora a edição de 2018 dos Jogos Asiáticos (realizados em Jacarta, na Indonésia), incluísse os eSports, esses eventos eram apenas de exibição e, portanto, não fizeram parte do quadro de medalha. Na edição de Jacarta, seis games fizeram parte do evento: Starcraft II, Arena of Valor, Hearthstone, Clash Royale, League of Legends e Pro Evolution Soccer 2018 (PES 2018).
Detalhes sobre a participação dos eSports nos Jogos Asiáticos de 2022
Programados para acontecer de 10 a 25 de setembro, os Jogos Asiáticos de 2022 terão 61 eventos e a presença de 45 países e regiões da Ásia. Dessas nações, 27 se inscreveram para competir nos eSports.
Oficialmente, os organizadores divulgaram que serão seis competições por medalha nos eSports, na próxima edição dos Jogos Asiáticos, mas ainda não confirmaram quais jogos de esportes eletrônicos irão fazer parte do cronograma de competições em Hangzhou. A expectativa é de que jogos como League of Legends, Fortnite, PUBG e Call of Duty sejam alguns dos escolhidos pelo Conselho Olímpico da Ásia (OCA).
A próxima edição dos Jogos Asiáticos também terá uma arena exclusiva para os eSports. A arena começou a ser levantada em setembro de 2020, a primeira projetada e construída exclusivamente para os eSports na China. Ela apresenta uma área de 80.000 metros quadrados e seu teto tem um formato que se assemelha a um rodamoinho.
Com um planejamento muito bem elaborado, o local foi idealizado para ser útil após o fim dos Jogos Asiáticos de 2022, com expectativa de cobrir os principais eventos da modalidade a nível nacional e internacional. Além do mais, com previsão para as obras serem concluídas em outubro deste ano, a capacidade da arena será de 4.087 espectadores.
Assim como as outras modalidades que compõem os Jogos Asiáticos, as disputas de eSports também deverão marcar presença nas grandes plataformas de apostas esportivas online no Brasil e no mundo, como por exemplo o site Betway, de apostas em eSports, um dos líderes do segmento na América Latina — foi a primeira plataforma digital no País a dedicar uma seção exclusiva de apostas esportivas para eSports, em 2015.
Participação dos eSports nos Jogos Asiáticos é reflexo da alta popularidade da modalidade
A inclusão dos esportes eletrônicos como modalidade oficial nos Jogos Olímpicos Asiáticos está longe de ser uma mera coincidência. Fenômeno global de entretenimento, a indústria de eSports mostrou um crescimento considerável nos últimos anos.
Nos últimos anos, notou-se um aumento importante de espectadores online no mundo dos esportes eletrônicos. De acordo com a Newzoo, empresa de consultoria especializada no mercado de games. Em 2019, haviam 245 milhões de espectadores se encaixavam no perfil de público casual, enquanto que 198 milhões faziam parte dos entusiastas, totalizando um público de 443 milhões.
Para efeito de comparação, em 2020, esse número total de espectadores saltou para 496 milhões. Segundo as projeções da Newzoo, em 2023, o número da audiência global se aproximará à casa dos 650 milhões de pessoas.
Outros marcos relevantes conquistados pelos eSports nos últimos anos
O crescimento dos eSports levou até mesmo grandes empresas rivais do segmento, como a Sony e a Microsoft, a se unirem para atender as demandas que o setor exige — em 2019, ambas anunciaram uma parceria de jogos em nuvem.
Também vale destacar o aumento das premiações nos torneios de eSports. Segundo dados do site “Esports Earnings” (conteúdo em língua inglesa), em 2018, o prêmio total em dinheiro para 4.579 torneios de esportes eletrônicos foi de US$ 164.829.763. Já em 2019, o prêmio total em dinheiro para 5.288 torneios foi de US$ 234.433.656, um aumento de 42% em relação ao ano interior.
Muitos torneios contam com premiação que ultrapassam a casa dos milhões. Em 2020, por exemplo, a EA e a Respawn anunciaram a Apex Legends Global Series — eventos competitivos exclusivos para jogadores de PC — com uma premiação total de R$ 12 milhões.
Por fim, outro marco importante para a indústria dos games veio neste ano, desta vez no Oscar. Isso porque, pela primeira vez na história, uma desenvolvedora de jogos levou uma estatueta no principal prêmio do cinema mundial. A Respawn Entertainment, responsável por desenvolver games populares como Apex Legends e Titanfall, produziu um curta-metragem da Segunda Guerra Mundial e foi premiada com o Oscar prêmio de Melhor Documentário.