Estamos em um momento muito bom no Brasil quando falamos de Competitivo e eSports. Grandes empresas como Ubisoft, Blizzard, Microsoft e até a própria Rede Globo, estão investindo e divulgando esse novo momento em que o Brasil está e vai passar no cenário competitivo.
Investimentos em torneios online e presenciais com premiações milionárias, estão prometendo acontecer no Brasil, tanto que várias novas organizações, 100% brasileiras, estão desenvolvendo excelentes torneios em PC e Consoles, contribuindo para o crescimento do cenário brasileiro e provocando o nascimento de uma nova profissão, Atletas de eSports.
É aqui que começa a ficar bom. Vários novos CLÃS, nome dado as equipes virtuais, estão se formando aos montes, buscando a realização de um sonho que é jogar e ser remunerado por isso, mas não sabem como devem começar de forma profissional, mesmo sendo iniciantes no cenário.
Pensando nisso, preparamos 5 dicas que ajudarão seu clã, a começar com o pé direito no Competitivo e quem sabe, conseguir parcerias e patrocínio.
1ª Formação:
É muito importante que você já tenha definido qual será o 1º jogo que você e sua equipe formarão seu CLÃ. Foco neste título é fundamental. Começar no COMPETITIVO em mais de um jogo, exige uma administração muito grande de informação, compatibilidade de horário das equipes, montagens de estratégia e treino. Por isso, FOCO.
2ª Organização:
Para que todos os participantes cresçam como equipe e desenvolvam um papel importante no CLÃ, dividir as tarefas e criar “DONOS” delas, é fundamental. Na hora da cobrança dos resultados fica mais fácil cobrar de 1 pessoa do que de 4 ou mais. Para isso sugerirmos que na Hierarquia sempre tenho dois no comando, divididos em:
1º no Comando e 2º no Comando. Assim que houver a ausência de um, o outro assume a responsabilidade da equipe. Outro ponto importante, são as divisões de tarefas. Quem reponde por ou pela:
- Imagem do Clã;
- Divulgação do Clã;
- Alimentar o Clã, com informações do COMPETITIVO e dos TORNEIOS;
- Estratégia do Clã;
- Entre outros...
Para mim, a mais importante, e você verá porquê. Um Clã sem escudo, é uma equipe sem identidade.
É muito importante que seu CLÃ, tenha assim que formado, um emblema. É através dele que todos vão reconhecer a sua equipe.
Estudo comprovam que o cérebro guarda mais rápido uma imagem do que um nome, por isso, lembre-se! Imagem é tudo.
Mas a imagem também está associada, a postura e ao respeito, tanto com sua equipe quanto com seus desafiantes. Você entenderá o que quero dizer nas próximas dicas.
4ª Comportamento:
- Leve à sério e à sério será levado.
- Se fez a inscrição em um torneio, compareça.
- Se prometeu que faria alguma coisa a seu parceiro / patrocinador, cumpra.
- Valorize todas as pessoas da sua equipe, parceiros, organizações e seguidores.
- Seu comportamento será notado. Isso trará mais fortalecimento para sua imagem, créditos e confiança em quem acompanha você. E lembre-se! Imagem é tudo.
5ª Persistência:
Percebemos que muitos clãs começam e terminam muito rapidamente. Já presenciamos casos em um único mês, equipes mudarem 3 vezes de nome e de atletas. Fora aquelas que acabam quando mal se formaram.
Para quem busca patrocínio e parcerias isso é péssimo, mostra total desorganização do clã, falta de credibilidade no cenário competitivo e entre os atletas que poderiam entrar para esta equipe, e o pior, arranha a imagem dos integrantes do time. Qual era mesmo a dica 3?
E lembre-se, treino, treino e mais treino levam a perfeição.
Para quem busca patrocínio e parcerias isso é péssimo, mostra total desorganização do clã, falta de credibilidade no cenário competitivo e entre os atletas que poderiam entrar para esta equipe, e o pior, arranha a imagem dos integrantes do time. Qual era mesmo a dica 3?
E lembre-se, treino, treino e mais treino levam a perfeição.
Se você quiser mais informações sobre tudo que acontece no cenário competitivo, deixe seu comentário e continue nos acompanhando aqui e em nossas redes sociais.