A DICE postou outro artigo no Battleblog, dessa vez é a respeito dos unlocks, awards e persistencia no Battlefield 3. Como muitos sabem, Battlefield 2 foi o primeiro jogo a
realmente oferecer um modo de persistencia no jogo, com awards, unlocks e stats que manteriam o jogador ocupado por centenas de horas.
Para o Battlefield 3, a DICE revela que o jogo terá "10 vezes mais unlocks de equipamentos que serão distribuidos entre armas, anexos de armas, aparelhos e uma gigante
árvore de unlocks para os veículos". Os unlocks serão dados se baseando na classe que você joga e arma que você usa, portanto, se você usa muito uma arma, você ganhará
mais unlocks para ela, o mesmo aconteçe com as classes.
A respeito dos awards, os award pins foram substituídos por fitas (ribbons), que serão dadas em cada rodada (ex. 7 mortes com assault rifle para ganhar o Assault Rifle Ribbon),
enquanto o jogo também tera medalhas no estilo do BF2, por exemplo, a US service medal será ganha ao jogar 100 horas como US Marines. Terá tantos ranks quanto o Bad company 2,
que tem 50 no total.
Também foi confirmado que os Engenheiros terão foguetes anti-aéreos, e jatos poderão escolher entre misseis anti-aéreos ou mísseis/bombas contra infantaria.